Pronação dolorosa? Deslocamento parcial do cotovelo.

Subluxação ou luxação da cabeça do rádio é uma lesão comum da articulação do cotovelo. Esta condição, também chamada de 'cotovelo puxado', ou 'cotovelo de babá', é causada por um puxão rápido no antebraço. É mais comum em crianças menores de seis anos, embora crianças mais velhas e adultos também possam desenvolver esta condição se a força em seu braço é forte o suficiente. Pessoas com esta condição tendem a segurar o braço deslocado perto de seu corpo, e não estão dispostos a usar o braço. Eles podem relatar dor no braço, e pode haver um pequeno inchaço ao redor da articulação do cotovelo. Normalmente, o deslocamento do osso do antebraço (o radial) é recolocado por um médico e é raro haver complicações.

Há dois ossos do antebraço, o rádio e a ulna. Ambos encontram o osso do braço, o úmero, na altura do cotovelo. O osso rádio pode ser facilmente deslocado no cotovelo em crianças, especialmente se o braço for esticado, por causa de seu pequeno tamanho e os músculos do braço serem pequenos. Esse deslocamento é mais comum em crianças menores de seis anos, embora crianças mais velhas e adultos também possam desenvolver esta condição se a força em seu braço é forte o suficiente. Esse deslocamento mais comumente ocorre quando uma criança está de mãos dadas com uma criança mais velha ou adulto, que de repente puxa o braço da criança, fazendo o osso estalar para fora do lugar.

Pessoas com esta condição tendem a segurar o braço deslocado perto de seu corpo, e não querem usar o braço. Eles podem relatar dor no braço, e pode haver um pequeno inchaço ao redor da articulação do cotovelo. Se a lesão for muito grave, pode haver um grande inchaço ao redor do cotovelo, a mão fica pálida, e a criança pode queixar-se de uma sensação de alfinetes e agulhas em seu braço (ou uma sensação de que eles estão picando seu osso).

O diagnóstico desta lesão é feito com base em sua descrição, nos sintomas e no exame clínico do braço. Antes de se colocar o osso de volta no lugar (recolocar) pode ser necessário um exame por raio-x para verificar se há ossos quebrados.

O osso deslocado geralmente é reposicionado rápida e facilmente por um médico. Isso geralmente não é muito doloroso, e a maioria das crianças não precisa de nenhum medicamento calmante ou analgésico para este procedimento. Se houve danos aos tendões ou uma fratura (osso quebrado), pode ser necessária cirurgia para colocar o osso de volta no lugar.

Esta condição pode ser evitada não se puxando com demasiada força o braço das crianças.

Após o osso ser colocado de volta no lugar (relocado), normalmente não há problemas persistentes. É possível voltar a deslocar o cotovelo, por isso deve-se tomar cuidado para não puxar os braços de crianças pequenas.